6 formas de se desintoxicar do estresse do trabalho

O ambiente de trabalho pode causar episódios de estresse, tanto pela rotina, quanto pela pressão de alguns tipos de profissões. Muitas vezes, quando não são utilizados meios de desintoxicar os episódios, o estresse se acumula causando crises de ansiedade, doenças relacionadas à depressão e até mesmo a síndrome do pânico. 

Pensando em te oferecer meios de alívio, neste artigo vamos conhecer 6 maneiras de contornar o estresse de forma eficaz. Deste modo, é possível desfrutar de benefícios importantes para a saúde, assim como, fazer do ambiente de trabalho mais tranquilo e produtivo. Não deixe de conferir!

Ter hobbies 

Os hobbies são estratégias muito importantes para o alívio do estresse, podendo diminuir seus níveis e tranquilizar as atividades durante o trabalho. Existem diversos tipos de hobbies, como ler, escrever, dançar, fazer academia, jogar games, contemplar a natureza, andar a cavalo e muito mais. 

Andar a cavalo, por exemplo, é um tipo de hobby não convencional, capaz de proporcionar inúmeros benefícios à saúde, além de exigir looks incríveis para as práticas. É possível usar um chapéu de cangaceiro, bonés, calças especializadas, cintos e mais, o que influencia diretamente na completude da experiência, assim como, na sua qualidade. 

Se alimentar corretamente 

É mais comum do que se imagina, encontrar trabalhadores que pulam refeições essenciais, como o café-da-manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Pular qualquer uma destas refeições, principalmente o café-da-manhã e o almoço pode ser muito prejudicial à saúde e aumentar substancialmente os episódios de estresse. 

Tudo isso pode contribuir com sintomas físicos, emocionais e cognitivos capazes de levar ao Burnout, também conhecido como Síndrome do Esgotamento Profissional. Portanto, não pule refeições e se alimente corretamente pois, os alimentos são fontes de nutrientes essenciais para o funcionamento de todo o nosso sistema corporal. 

Por mais que pareça simples, quando as refeições são feitas de maneira adequada, muitos problemas são evitados. Isso torna os dias de trabalho menos estressantes e melhora a sua saúde. 

Meditar

A meditação não é uma prática que vai ajudar todas as pessoas, ainda assim, pode ser aliada daqueles que se identificam com ela. Sabendo disso, se você tem afinidade com a meditação, use e abuse desta atividade. Assim, você pode desestressar de forma eficaz, relaxar e tornar seus dias de trabalho mais tranquilos. 

A prática da meditação também é aliada da saúde e pode fazer toda a diferença na diminuição dos episódios de estresse. Existem aplicativos com intuito exclusivo de oferecer meditações interessantes, de acordo com a sua personalidade e identificação pessoal.

Passar um tempo na natureza

Passar um tempo na natureza é uma prática que serve como a extensão de um hobby. A natureza é um local sem muitos ruídos, que proporciona vivências diferentes e experiências enriquecedoras. Atividades como acampar, passar alguns dias em um chalé, fazer uma trilha ou visitar uma cachoeira podem recarregar as energias. 

Fazer estas práticas corriqueiramente pode diminuir os episódios de estresse, assim como, sintomas de ansiedade e depressão. Deste modo, os momentos de trabalho podem ser menos intensos negativamente. 

Praticar atividades físicas

As atividades físicas são muito importantes para a desintoxicação do estresse no trabalho. Isso se dá, pelo fato de que os exercícios liberam hormônios como a dopamina, endorfina, adrenalina, noradrenalina, serotonina, entre outros. Tais hormônios estão diretamente relacionados com as sensações de bem-estar, felicidade, alerta (para o preparo cardíaco e perda de peso), estabilidade emocional e mais. 

No entanto, é viável salientar que as atividades físicas devem ser escolhidas de acordo com a sua identificação pessoal, para que assim estas não se tornem um fardo e você acabe desistindo antes de começar. Escolha algo que você goste, podendo ser parte de um hobby ou uma prática mais tradicional, como a musculação, por exemplo. 

Fazer terapia 

Fazer terapia pode ser uma sábia escolha diante dos episódios de estresse. É muito importante procurar ajuda profissional em casos de ocorrência de sintomas graves, como dificuldade de cumprir tarefas simples no dia a dia, tremores, falta de ar, infelicidade, sensação de sobrecarga ou semelhantes. 

Psicólogos especializados são treinados para a escuta ativa e podem ser aliados nos processos terapêuticos para a melhora de quadros urgentes e também identificação de síndromes ou doenças da saúde mental. Não tenha medo de pedir ajuda caso você esteja passando por um momento difícil, ainda há tempo de melhorar!

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