Atletas – Veja algumas dicas para ter mais desempenho nos esportes

Muitas pessoas que estão em busca de uma qualidade de vida melhor praticam algum tipo de esporte, seja individual ou em grupo. Outros de tanto ouvir falar da importância da prática dos esportes para a saúde, estão iniciando sua carreira como atletas.

Mas para ter um bom desempenho nos esportes é preciso dar atenção a algumas áreas da nossa vida, que muitas vezes não damos a devida atenção.

Praticar esportes não pode ser algo como um passatempo, mas como um diferencial que vai prolongar os anos de vida. Por isso mesmo deve ser feito da forma correta, mas muitas vezes não é isso que vemos.

Neste artigo vamos mostrar algumas dicas do que você, atleta, pode fazer para melhorar seu desempenho nos esportes. Confira!

Faça um check-up odontológico

A primeira coisa que uma pessoa que pretende praticar esportes deve fazer é um check-up odontológico, para saber como anda a saúde dos seus dentes.

Muitos atletas que existem hoje não sabem dessa informação. Mas saber como anda a saúde bucal é tão importante quanto qualquer outra coisa que envolva o esporte.

Por isso, faça um plano odontológico se a sua avaliação mostrar que você precisa fazer vários procedimentos.

Esses check-ups são importantes para identificar se há alguma infecção na boca, uma vez que essas infecções afetam o rendimento do atleta e ainda podem causar outras doenças.

Procure ajuda de um profissional

Uma pessoa não pode simplesmente sair por aí praticando o esporte que bem entender, precisa passar por um profissional antes para ser orientado. Não podemos brincar com a saúde, ela deve vir sempre em primeiro lugar.

Sendo assim, procure um profissional, especialmente se você praticar um esporte que exija muito de você.

O profissional médico vai solicitar a realização de alguns exames importantes para saber como está a sua saúde como, por exemplo, exames cardíacos, respiratórios e outros exames laboratoriais.

Não deixe de fazê-los, pois eles vão revelar a condição da sua saúde e se alguns ajustes nos exercícios são necessários.

Mantenha-se hidratado

A hidratação é muito importante para todas as pessoas, especialmente para os atletas. Quem pratica algum esporte costuma perder muita água por meio do suor, e por isso essa água deve ser reposta.

Além disso, a água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, uma vez que 70% do corpo é água. A falta de água no organismo aumenta os riscos de tontura e espasmos musculares, além de afetar a concentração.

Desta forma, sempre que for se exercitar leve consigo uma garrafa de água e tenha atenção para beber com frequência. Dessa forma você terá um maior rendimento no seu esporte.   

O aquecimento é fundamental

Nunca comece um exercício sem se aquecer antes, mesmo que você faça uma bateria de exames e o resultado mostre que você está em perfeitas condições.

Começar a se movimentar sem aquecimento prévio é muito perigoso para algumas áreas do corpo, especialmente para a musculatura. E tudo o que um atleta não deseja é ter problemas nessa região.

O aquecimento vai ser importante para preparar o corpo para o que vem em seguida, ou seja, muito esforço físico.

Mais Posts

Todos os direitos reservados - W21K Asics 2019