Barriga inchada – Veja causas e o que fazer

Ficar com a barriga inchada é algo muito comum e, com certeza, a maioria das pessoas já vivenciaram esta experiência alguma vez na vida.

No entanto, é muito importante saber o que está ocasionando o quadro para saber quais medidas tomar para revertê-lo. Veja a seguir!

1. Aumento dos órgãos abdominais e tumores

O inchaço na barriga pode ocorrer quando os órgãos da cavidade abdominal ou pélvica aumentam o seu tamanho, causando o endurecimento na região do órgão afetado e, em alguns casos, provocando dor.

O inchaço por ocorrer pelo fígado aumentado em decorrência à esquistossomose, cirrose, hepatites, miomas, obstrução de bexiga provocado pelo aumento do tamanho da próstata, tumores de ovários ou de órgãos abdominais. Além disso, o cisto no fígado também pode causar inchaço abdominal.

O que fazer:

Nessas situações, é necessário procurar atendimento hospitalar para que o diagnóstico seja feito com urgência. Exames de sangue e de imagem como ultrassonografia abdominal ou tomografia abdominal serão solicitados.

2. Prisão de ventre

Uma das causas mais comuns da barriga inchada, pode ser a prisão de ventre. E a constipação normalmente está associada a alimentação pobre em fibras, sedentarismo, ansiedade e estresse e a problemas de saúde como diabetes, divertículos ou tumores intestinais.

A prisão de ventre pode acarretar dores fortíssimas, e quanto mais intenso for o episódio, mais fortes serão os sintomas.

O que fazer:

Em caso de má alimentação, consuma alimentos ricos em fibras, bem como as verduras e alimentos integrais. Além disso, beba também bastante água diariamente. 

Caso a prisão de ventre não melhore em 2 ou 3 dias e os sintomas piorem, não exite em busca de um médico de família ou gastroenterologista para diagnóstico e tratamento.

3. Gastrite

A gastrite é um problema que ocorre devido a inflamação da mucosa interna do estômago, o que causa a sensação de inchaço na barriga e de estômago cheio, endurecimento e dor acima do umbigo, além de azia, perda de apetite, náuseas e vômitos, que são seus sintomas mais conhecidos e frequentes.

O que fazer:

Para ajudar com os desconfortos que a gastrite causa e evitar que ocorram novos episódios do problema, procure fazer pequenas refeições ao longo do dia, mastigar bem os alimentos e não deixar verduras, frutas menos ácidas e carnes magras fora do seu cardápio. 

Além disso, evite jejuns prolongados e diminua a ingestão de café, refrigerantes, bebidas alcoólicas e medicamentos anti-inflamatórios. 

Ao visitar um médico especializado, pode ser indicado o uso de antiácidos e antibióticos.

4. Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio do sistema digestivo que pode provocar inchaço, além de outros sintomas, como dor e endurecimento na barriga, além de períodos alternados entre prisão de ventre e diarreia. 

Nesta condição, os sintomas costumam piorar após o consumo de alguns alimentos e episódios de estresse emocional.

O que fazer:

Você deve consumir alimentos normalmente e observar quais são os que pioram os sintomas para evitá-los em outras refeições. 

Além disso, evite também alimentos que produzem gases, como o feijão e o repolho, bem como os que provocam diarreia. 

Ademais, aumente o consumo de fibras na alimentação e beba bastante água diariamente caso tenha episódios de prisão de ventre. 

Após passar por uma avaliação médica, o profissional pode prescrever medicamentos para dor abdominal, diarreia e prisão de ventre.

Mais Posts

contato@w21kasics.com.br
Todos os direitos reservados - W21K Asics 2019