Como o excesso de peso influencia na qualidade de vida?

Grande parte da população hoje em dia sofre com excesso de peso. Mas esse assunto deveria ser algo muito preocupante para quem se enquadra nesse perfil, pois esse sobrepeso pode acarretar muitos problemas de saúde.

Além de afetar diretamente a autoestima do indivíduo, o excesso de peso pode afetar a saúde adulta como um todo. Nos homens, o excesso de peso pode afetar diretamente na potência sexual e nas mulheres, a libido.

Se você sofre com excesso de peso e quer saber mais sobre isso, continue lendo este artigo.

O que é excesso de peso?

O excesso de peso é classificado quando uma pessoa pesa mais do que deveria, levando em consideração a sua altura. Isso significa que a pessoa pode estar correndo riscos de morte quando há excesso de peso.  

Quais os riscos que oferece?

Os riscos que o excesso de peso oferece são muitos e por isso mesmo é que existem tantas campanhas para que as pessoas saiam desse quadro de sobrepeso.

Vamos ver agora alguns dos riscos mais conhecidos que o excesso de peso pode proporcionar.

Diabetes

A diabetes é um dos males que essa condição oferece. Essa doença é extremamente perigosa e compromete vários órgãos e o funcionamento adequado do organismo. O excesso de peso contribui para o aumento da glicose no sangue, devido ao excesso de gordura.

Problemas cardíacos

Os problemas cardíacos são um dos fatores mais preocupantes. A maioria das pessoas que sofrem com problemas cardíacos se encaixam no quadro de sobrepeso.

Atualmente milhares de pessoas todos os dias recorrem a uma emergência médica com algum problema cardíaco como, infarto e AVC, e em muitos casos são pessoas com histórico de excesso de peso.

Problemas respiratórios

Os problemas respiratórios são os primeiros que chegam e são mais visíveis. Quem sofre com excesso de peso não conseguem fazer uma simples tarefa ou atividade que sentem dificuldade para respirar.

Autoestima baixa

A autoestima é a primeira a ser afetada, especialmente nas mulheres que são seres extremamente vaidosas. Grande parte das pessoas que sofrem com essa condição não sentem desejo de investir na sua aparência ou sentem vergonha, levando a outra condição perigosa, a depressão.

Como evitar o excesso de peso?

Hoje em dia há várias formas de evitar o excesso de peso ou de eliminá-lo. Mas antes de qualquer coisa, é necessário procurar ajuda de um profissional médico para orientar a forma correta para a tarefa.

Afinal de contas, cada pessoa reage diferente a uma atividade e tratamento e precisa de acompanhamento médico. Veja agora como sair dessa condição de sobrepeso.

Alimentação saudável

A alimentação saudável é a principal forma de sair dessa condição ou de evitar chegar ao sobrepeso.

É preciso evitar comer aqueles alimentos industrializados e embutidos. Evitar também o excesso de sal, açúcar e gordura. Investir mais em alimentos como frutas, verduras, legumes, integrais e gorduras boas.

Exercícios físicos

Os exercícios físicos são os responsáveis por ajudar alguém a sair desse quadro de excesso de peso. Além de ajudar na queima de gordura, vai fortalecer o organismo contra o aparecimento de doenças. E como bônus, a pessoa fica com o corpo em forma.  

Mais Posts

Todos os direitos reservados - W21K Asics 2019