Como o exercício pode aliviar os sintomas da esquizofrenia

Como o exercício pode aliviar os sintomas da esquizofrenia

Nos últimos anos, tem havido um número crescente de pesquisas que apontam para os efeitos positivos que o exercício pode ter na saúde física.

No entanto, também parece que esses benefícios também podem ajudar em condições de saúde mental, como depressão, ansiedade e esquizofrenia.

Exercício e saúde mental

Alguns estudos sugerem que praticar exercícios durante duas horas e meia por semana pode ajudar em alguns problemas de saúde mental.

Os pesquisadores descobriram que exercitar-se ao ar livre é mais benéfico ao participar de atividades em equipe ou individuais.

Os dados indicam que os exercícios em grupo têm mais sucesso em manter as pessoas envolvidas na atividade física.

Mas, as atividades que eram baseadas individualmente também foram bem-sucedidas na redução dos níveis de estresse e ansiedade.

Os níveis mais baixos de medidas de depressão e ansiedade ocorreram entre os indivíduos que participavam de atividades em equipes internas.

Para pessoas com depressão severa o exercício por si só não é suficiente. No entanto, para casos menos graves de depressão, a atividade física regular é eficaz e benéfica para a saúde mental geral de uma pessoa.

O exercício não é um substituto para a terapia de saúde comportamental profissional. Mas, é uma atividade benéfica que reforça a saúde mental.

Por isso, procurar mais sobre os benefícios e entender como tratar a esquizofrenia é importante aqui.

Como o exercício ajuda a saúde mental:

O exercício físico pode aliviar alguns dos sintomas de depressão, PTSD e ansiedade. Especificamente, obter atividade física regular ajuda a saúde mental pelas seguintes razões:

Fuga dos pensamentos

Durante a atividade física moderada ou vigorosa, o ciclo de pensamentos negativos pode se acalmar na mente de uma pessoa.

Liberação de endorfinas

A atividade física frequentemente faz com que o corpo libere substâncias químicas cerebrais que promovem uma sensação de bem-estar.

Desenvolvimento de estratégias de enfrentamento

O exercício físico pode ajudar as pessoas a controlar sua depressão ou ansiedade. Ao mesmo tempo, quando atingem seus objetivos pessoais de preparação física, as pessoas desenvolvem maior autoconfiança.

Interações sociais

Às vezes, atividades físicas oferecem às pessoas a oportunidade de se socializarem com outras pessoas.

Até mesmo um passeio casual e cumprimentar as pessoas enquanto você passa pode ter um impacto positivo no humor de uma pessoa.

Algumas barreiras ao exercício:

Devido à natureza de doenças como a depressão, pode ser um desafio para as pessoas com a condição praticar atividades físicas.

Os efeitos físicos da depressão costumam deixar a pessoa mais letárgica e cansada.

Sintomas como padrões de sono interrompidos, apetite suprimido, dores no corpo aumentadas podem contribuir para que a pessoa não esteja motivada para o exercício.

Para superar esse padrão, as pessoas devem começar com pequenas mudanças e depois expandir gradualmente.

Por exemplo, simplesmente se envolver em cinco minutos de uma atividade física que eles gostem é um bom começo.

Uma vez que isso seja sustentável, as pessoas devem aumentar a atividade física para oito ou dez minutos.

O objetivo aqui é fazer com que a atividade física pareça natural.

Quando a atividade é algo que as pessoas gostam de fazer, é mais fácil sentir efeitos positivos. Um passeio de lazer por um parque ou um tempo dedicado à jardinagem é ótimo.

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