Dicas para voltar à rotina da academia e vencer a preguiça

Dicas para voltar à rotina da academia e vencer a preguiça (Foto de Ivan Samkov no Pexels)

Saímos de um dos mais difíceis confinamentos no Brasil para voltar à nossa atividade habitual, embora ainda com muitas restrições. 

Depois de semanas e semanas de treinamento em nossas casas, voltar à academia pode ser tão desejado quanto difícil. 

Apesar de um número significativo de pessoas sonhar em voltar às academias de musculação para ficar em forma ou perder aqueles quilos que alguns ganharam no confinamento.

Uma série de dicas devem ser seguidas para quebrar a preguiça e retomar satisfatoriamente os treinos. . É hora de mudar!

Como será o retorno às academias após o confinamento?

Não adianta querer se jogar com tudo depois de encontrar academias em Curitiba sem levar em consideração o tempo em que ficou parado. Por isso, confira as nossas dicas para ser um sucesso: 

Objetivos realistas

Para muitas pessoas, ficar em casa o dia todo, mover-se menos e ter mais tempo livre foi um verdadeiro ‘ataque’ à silhueta. 

Além disso, a ansiedade, a tristeza e a preocupação com a situação da pandemia fizeram com que, nas últimas semanas, as visitas à geladeira se multiplicassem. 

Porém, não devemos retornar à academia com a obsessão de querer eliminar em tempo recorde os quilos ganhos durante a quarentena. 

Para que a volta seja bem-sucedida, não temos de definir objetivos difíceis. Só permaneceremos constantes se nos concentrarmos em atingir nossos objetivos aos poucos.

Rotina de reabilitação

Dores, lesões, desconforto, rigidez … Cargas pesadas e longas sessões de exercícios podem nos pregar uma peça. 

Depois de mais algumas semanas de sedentarismo, é importante começar aos poucos e seguir uma rotina de adaptação que nos permita voltar a treinar no topo com garantia de sucesso. 

Alternar cardio e tonificação será de grande ajuda para estar em forma enquanto ganhamos força, resistência e elasticidade. O aquecimento é mais importante do que nunca; lembre-se de dedicar alguns minutos para alongar os músculos e prepará-los para o esforço à frente.

Diverta-se!

Depois de semanas praticamente sem movimento, forçar-nos a fazer um treino que não nos motiva será um erro grave que nos fará desistir rapidamente. Felizmente, existem inúmeras disciplinas e rotinas para nos manter em forma. 

Fazer aquelas que realmente nos divertem será importante neste primeiro contato com a academia, se não quisermos jogar a toalha. 

Aulas coletivas de tonificação, ciclismo indoor, Zumba … Claro, sempre respeitando as medidas de higiene e protocolos de segurança.

Descanse e coma saudável

Tal como acontece com o ‘novo normal’ retomamos a nossa rotina desportiva, devemos também voltar aos restantes hábitos saudáveis.

 Retornar a uma dieta saudável nos fará sentir melhor e servirá para maximizar os esforços de treinamento. Também é essencial restabelecer os horários e respeitar tanto as horas de sono quanto os dias de folga das atividades intensas. 

Os músculos também precisam de descanso! A melhor forma de romper com a preguiça é obter resultados positivos, tanto físicos quanto mentais. 

Descobrir que o esforço compensa será o verdadeiro incentivo para permanecer consistente e desejar levantar-se do sofá todos os dias.

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