Grávidas podem participar de eventos de corrida?

Grávidas podem participar de eventos de corrida?

Você está desenvolvendo um pequeno ser humano dentro de você e se sente enorme, exausta, com náuseas e como se precisasse fazer xixi a cada cinco minutos. 

Muitas mulheres passam anos procurando por uma clínica de fertilidade de qualidade para conseguir engravidar e ficam em dúvida se deverão abandonar os seus hábitos saudáveis.

Você deve segurar ou descansar? Como a gravidez afetará sua corrida? É seguro correr durante a gravidez? Aqui está o que você pode esperar ao correr durante a gravidez.

Razões para correr durante a gravidez

Exercícios físicos durante a gravidez – pelo menos 20 a 30 minutos por dia na maioria ou todos os dias – são recomendados. 

Isso reduz o risco de diabetes gestacional, parto prematuro, pré-eclâmpsia (pressão alta induzida pela gravidez), ter um bebê com alto peso ao nascer e a necessidade de uma cesariana. 

Também pode melhorar o desenvolvimento do cérebro do seu bebê. Além disso, como qualquer um de nós sabe, correr pode fazer você se sentir melhor e aliviar a ansiedade – de carregar e cuidar de um novo bebê, talvez. 

E apesar de alguns rumores, isso não vai colocar você em trabalho de parto, embora possa ajudá-lo a superar isso. 

Mulheres que se exercitam [durante a gravidez] têm partos de parto mais fáceis e rápidos, se sentem melhor no pós-parto e sua recuperação é muito mais rápida.

Correr durante a gravidez pode machucar o bebê?

Se surgirem complicações na gravidez – como sangramento, problemas placentários ou pré-eclâmpsia – correr pode ser arriscado. 

Ter múltiplos também pode colocá-la em risco de parto prematuro e impedir a corrida durante a gravidez.

Mas, para aquelas com gestações sem complicações, os especialistas dizem que não há mal nenhum em manter sua rotina de exercícios; correr não vai causar aborto ou machucar o bebê. 

Como fazer exercícios durante a gravidez pode ajudar seu bebê

Você pode começar a suar mais cedo e mais rápido, portanto, hidrate-se bem e use roupas largas. 

Pode ser melhor ir para dentro de casa em dias quentes ou úmidos, especialmente no primeiro trimestre.

Ioga quente, banheiras de hidromassagem e saunas devem ser evitados, no entanto, porque eles podem aumentar rapidamente a temperatura do corpo.

Tenha cuidado com superfícies irregulares conforme o centro de gravidade muda. Concentre-se na boa forma se estiver treinando força. 

O corpo produz o hormônio relaxina, que solta os ligamentos durante a gravidez. Relaxina atua em todo o corpo, mas tem seus efeitos mais profundos na pélvis (para que o bebê possa sair). 

Ligamentos soltos podem causar dor na pélvis, na articulação sacrilíaca ou na parte inferior das costas e fazer você se sentir ainda mais dolorido após uma corrida. 

E você pode estar mais sujeita a lesões porque ligamentos soltos não são tão estabilizadores.

Posso participar de uma corrida durante a gravidez?

Se você estava treinando para uma corrida antes de engravidar, consulte seu médico sobre o melhor plano de ação a seguir.

Se você decidir participar de uma corrida, lembre-se de que poderá correr mais devagar do que seu ritmo normal – e tudo bem! 

Se você participa ou não da corrida, deve ser decidido por você e seu médico. Afinal, a saúde do bebê é o mais importante e você sempre pode fazer uma corrida comemorativa após o parto.

Mais Posts

Todos os direitos reservados - W21K Asics 2019