L-TRIPTOFANO: Descubra a importância deste aminoácido para o corpo

Fundamentais para o funcionamento do corpo humano, é importante estarmos sempre atento ao consumo em níveis adequados dos aminoácidos. Provavelmente você já ouviu falar sobre eles em algum lugar. Hoje, além de entender melhor o que eles são como um todo, você irá conhecer mais a respeito de um aminoácido específico: trata-se do triptofano.

Vamos começar então falando sobre os aminoácidos de um modo geral? 

Basicamente, os aminoácidos são responsáveis pela síntese de proteínas no organismo. Eles ligam-se entre si para formar as proteínas em músculos, tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, unhas e cabelos, além de alguns hormônios. 

Para uma vida saudável e de qualidade, necessitamos de 20 aminoácidos ao todo em nossos corpos. Mas eis que surge um fato curioso a respeito deles: nós conseguimos produzir apenas 11. Para os outros 9 aminoácidos que não sintetizamos, necessitamos ingerir alimentos específicos para que o corpo passe a produzí-los. A esse último grupo, denominamos “aminoácidos essenciais”.

O triptofano é, justamente, um desses 9 aminoácidos, e ele está relacionado a diversas ações do organismo. Logo, ele é muito importante para nós. Acontece que, frequentemente, muitas pessoas não ingerem os alimentos necessários para que o corpo o produza em quantidades suficientes. 

A suplementação desse aminoácido é indicada em casos de déficit, de modo a suprir a necessidade do corpo, evitando assim os danos causados pela sua ausência. Agora que você conheceu um pouco mais sobre os aminoácidos como um todo, que tal conhecer “de perto” todas as funções do triptofano para o corpo humano e ficar sabendo tudo sobre este tema? Vamos lá. 

Para que serve esse aminoácido?

O triptofano é uma espécie de “mil e uma utilidades” para o funcionamento do organismo humano. Ele é o precursor da serotonina, neurotransmissor responsável por, entre outras coisas, bem-estar, sono (ajuda a melhorar sua qualidade e duração, prolongando o descanso), apetite e funções intelectuais. Por isso, ele auxilia no combate aos distúrbios causados pela depressão, estresse e mau humor, além de hiperatividade em crianças. 

Dada a sua capacidade de diminuir a secreção de cortisol, hormônio que promove o estresse, níveis saudáveis de triptofano ajudam a controlar os sintomas da TPM. Por ser o precursor da serotonina, o aminoácido também auxilia de forma secundária no processo de emagrecimento, controlando o apetite e reduzindo a vontade específica de ingerir doces. Isso acontece pois quando a serotonina está em níveis saudáveis, o organismo atinge a saciedade mais facilmente, controlando melhor a ingestão de açúcares e combatendo a compulsão alimentar.

Como tomar a suplementação de triptofano

Quando falamos sobre a suplementação de triptofano, usamos um termo diferente, porém parecido. Ao procurar por um suplemento desse aminoácido, o nome que você irá encontrar é “L-Triptofano”.

A recomendação usual é a de ingerir 4 cápsulas por dia. No entanto, a orientação de um médico é sempre importante, pois cada corpo possui uma necessidade diferente e, assim, com uma análise mais aprofundada, você pode consumir a dosagem perfeita. O L-triptofano pode ser consumido em qualquer período do dia, bem como ser incorporado às principais refeições – café da manhã, almoço e janta.

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