Melhores exercícios para a saúde

Todo mundo sabe que os exercícios, se praticados de forma correta, com a recomendação de um médico e acompanhamento de um profissional de educação física, podem proporcionar inúmeros benefícios para a saúde.

Levar uma vida fitness requer, acima de tudo, muita força de vontade para começar e muito disposição para continuar, porém, as vantagens que ela traz para a saúde são um ótimo incentivo para que os exercícios se tornem um hábito em sua vida. Veja a seguir alguns dos melhores exercícios para a sua saúde.

Caminhada

A caminhada é, sem dúvidas, um dos exercícios mais simples e mais benéficos para a saúde. Andar apenas por 20 minutos por dia pode adicionar anos a sua vida, de acordo com cientistas.

A falta de exercícios pode matar duas vezes mais do que a obesidade. E a prática de caminhar diariamente pode melhorar a perda de memória e também a depressão.

A caminhada é capaz também de fortalecer os músculos, as articulações e melhorar o ritmo cardíaco.

É importante começar aos poucos, de 10 a 15 minutos, e ir aumentando os caminhos.

Natação

A natação é um dos melhores exercícios, pois é um esporte muito completo que trabalha a maior parte dos músculos do corpo. Além disso, é recomendado para todas as idades.

Nadar regularmente por pelo menos 30 a 45 minutos, equivale a treino aeróbico, que está ligado ao aumento da frequência cardíaca para melhorar a saúde do coração.

Natação é um exercício de baixo impacto e não força as articulações, sendo uma ótima opção para pessoas que têm artrite.

A natação regular pode reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral, ajudar no emagrecimento e queima de gorduras, combater o estresse, melhorar a memória e melhorar a respiração.

Treinamento de força

Esse tipo de exercício envolve uso de peso, que pode ser o do próprio corpo ou pesos livros ou halteres, que criam resistência contra a atração da gravidade. Podem ser usadas também fitas elásticas e acessórios com pesos nos tornozelos.

Esses exercícios são indicados pelos especialistas como uma maneira muito eficaz de reduzir a gordura corporal e aumentar a massa magra. Além disso, é recomendado também para desenvolver ossos fortes e acelerar o metabolismo.

O treinamento de força pode também reduzir os sinais e sintomas de diversas doenças crônicas, como dor nas costas, doenças cardíacas, depressão, diabetes, obesidade e artrite. Além de fortalecer todos os principais grupos musculares, como pernas, quadris, abdômen, tórax, ombros, costas e braços.

Andar de bicicleta

Pedalar diariamente durante 30 a 35 minutos pode trazer muitos benefícios para a saúde em diversos sentidos.

Andar de bicicleta ajuda a reduzir o risco de infarto em 50%, previne dor nas costas, protege as articulações, estimula os músculos das vértebras dorsais, fortalece a região lombar e as articulações dos joelhos. Além disso, melhora muito o sistema imunológico.

Subir e descer escadas

Talvez seja um exercício incomum para muitos, mas de acordo com estudos e muitos cardiologistas, é um excelente modo para melhorar a saúde do coração, fortalecer os músculos das pernas, queimar calorias, reduzir o colesterol e pressão arterial, fortalecer os ossos e melhorar a circulação e tônus muscular.

É recomendado que esse exercício seja feito entre 20 a 25 minutos, todos dias, de forma moderada, respeitando sempre seus limites.

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