Mitos sobre fazer exercícios em ambientes com ar condicionado

Mitos sobre fazer exercícios em ambientes com ar condicionado (Foto: Depositphotos_185807064_s-2019)

Praticar atividades físicas tem sido cada vez mais procurado para quem busca uma vida saudável e com maior qualidade. Porém, para que se obter os melhores resultados, é necessário estar atento a diversos fatores, como hidratação, alimentação, temperatura do local e repouso. Isso tudo vai influenciar na maneira com que o corpo responde aos exercícios.

Em uma academia que conta com ar condicionado Split nos ambientes para malhar, é uma ótima opção para aquele dia mais quente. O ar frio consegue manter a disposição de quem está malhando, o que garante o conforto para conseguir treinar por mais tempo e contar com resultados melhores.

Desvantagens do ar condicionado

Praticar atividades físicas faz com que haja uma baixa na imunidade, porém temporariamente. As células de defesa são usadas para executar o reparo dos tecidos que são lesionados pelo estresse das atividades.

Outro ponto, é que a frequência cardíaca e a frequência respiratória aumentam por conta do esforço, o que faz com que o organismo esteja vulnerável a um ataque de microrganismo patológicos.

Por conta disso, usar um ar condicionado não vai conseguir promover a circulação do ar, não permitindo que ele se renove constantemente. Outro ponto é que ele também retira a umidade do ar, o que facilita o ressecamento do muco protetor que fica nas vias respiratórias, podendo favorecer doenças como rinite, bronquite e sinusite.

Mesmo que tenha essas desvantagens, nem sempre é possível praticar uma atividade física usando apenas a ventilação natural o tempo todo. O ar condicionado deve ser usado para garantir mais conforto para quem está malhando, mas também precisa de alguns cuidados para que não se tenha problemas de saúde.

Recomendações

Por conta disso, é importante que se limpe constantemente os filtros, conseguindo prevenir doenças, evitando que haja o acumulo de bactérias, ácaros e fungos que podem causar infecção nas vias respiratórias.

Também é importante controlar a temperatura, assim como a umidade do ar. Deixando o ambiente com 20º ou 25º C, o que é o ideal para uma academia. Ele deve se adequar também com a umidade relativa do ar, ficando entre 40 e 60%, conseguindo umidificar e eliminar o excesso de agua no ambiente.

Muito importante também é evitar o choque térmico, por isso, é recomendado que os alunos evitem passar por isso. Pode acontecer quando se sai de dentro do ambiente da academia, que pode estar muito gelado e na rua estar muito quente. Com isso, o corpo demora para conseguir se acostumar com a nova temperatura, por isso, é necessário deixar uma temperatura mais amena.

Existem diversos modelos de climatização que podem ser usados nas academias, porém os mais comuns são os com ventilação natural ou mecânica, usando sistemas de ventiladores e exaustores que conseguem renovar o ar.

Não existem problemas em fazer atividades físicas em um ambiente com ar condicionado se ele contar com uma boa manutenção. As vantagens são melhores ao conseguir fazer com que se tenha mais conforto para prolongar as atividades em um ambiente com a temperatura ideal.

Mais Posts

Todos os direitos reservados - W21K Asics 2019