Mulheres no Esporte: Empoderamento e Equilíbrio através da Prática de Yoga

Por meio do yoga muitas mulheres estão tendo melhores resultados no esporte, deixando-as mais empoderadas entre os competidores. Essa atividade pode promover vários benefícios para as mulheres que são atletas.

Neste artigo você vai ver que o yoga pode ajudar as mulheres no esporte, com todos os seus benefícios e quantas vezes o yoga pode ser praticado para dar bom resultado nas competições.

Quais os benefícios do yoga para as atletas mulheres?

A mulher que alia o esporte com a prática do yoga sai ganhando em relação a outras que não une essas duas atividades. São vários benefícios e você vai ver cada um deles agora.

Melhora a força e a flexibilidade

O yoga é uma atividade que promove força e flexibilidade. Devido às posturas realizadas, com o peso do próprio corpo, a musculatura é desenvolvida promovendo mais força e flexibilidade. Aliado a outros exercícios dos treinos, os músculos conseguem ficar mais resistentes. E conforme eles vão sendo desenvolvidos, o corpo fica mais flexível.

Promove relaxamento

No yoga, cada movimento é feito de forma lenta, trabalhando ao mesmo tempo, a respiração, exigindo do praticante maior concentração. Conforme as aulas de yoga vão se prolongando, os exercícios vão também promovendo mais relaxamento, contribuindo para maior desempenho nos treinos.

Melhora a saúde cardíaca

A saúde cardíaca é outro grande benefício que as mulheres esportistas ganham. Por ter o corpo e a mente trabalhados por meio do yoga, há uma redução na pressão arterial, menor nível de estresse, ansiedade, melhoria no sistema nervoso e tudo isso ajuda na saúde do coração.

Ajuda a reduzir dores crônicas

As mulheres esportistas às vezes sentem muitas dores em decorrência dos treinos e o yoga pode aliviar essas dores, por causa dos movimentos e a melhoria na mobilidade.

Melhora o sono

Toda mulher esportista que deseja ter bons desempenhos nos treinos precisa dormir bem. O yoga promove uma melhor qualidade do sono devido ao relaxamento que causa.

Quais atletas podem praticar o yoga?

Qualquer mulher que pratique algum tipo de esporte pode também praticar o yoga para obter os benefícios em geral. No entanto, tem aquele grupo de atletas que vai ter mais vantagens em praticar o yoga.

Por exemplo, as mulheres que jogam basquete, vôlei e praticam corrida podem ser mais beneficiadas no que diz respeito a menor risco de lesões, já que o yoga fortalece a musculatura e os ossos.

Mas aquelas que também gostam de treino de força também podem se beneficiar, pois, o yoga melhora a postura, promove mais estabilidade e aumenta a possibilidade de movimentos, além do tônus muscular.

Quantas vezes as mulheres atletas podem praticar yoga?

Uma pesquisa revelada no ano de 2016 mostrou o resultado da prática na performance de vinte e seis atletas de uma universidade. Ficou comprovado que as atletas que praticaram o yoga ao menos duas vezes semanais conseguiram desenvolver mais flexibilidade e equilíbrio.

Assim, a sugestão é que a mulher esportista acesse um site de yoga e comece a praticar o quanto antes, para obter todos os benefícios dessa atividade e ser referência de empoderamento entre as demais.

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