Mulheres que mudaram a história do esporte

Mulheres que mudaram a história do esporte

O mundo dos esportes existe há muitos séculos, desde a Grécia Antiga com seus Jogos Olímpicos, quando havia uma grande admiração pelas habilidades físicas dos candidatos.

Só que não foi rápido para que os esportes fossem populares e com um grande público. Até meio do século XXI, precisamente.

Nessa época, o ambiente era dominado por homens, em todos os esportes. Aos poucos, as mulheres começaram a quebrar barreiras.

Assim, conquistaram marcos, mostrando que a discriminação não é nada nova. Conseguiram assim, formar times para competir e abriram caminhos para que hoje, mais e mais mulheres tenham espaço.

História das mulheres nos esportes

Muitas mulheres conseguiram quebrar barreiras para alcançar a igualdade ou pelo menos, terem a chance de participar de uma competição.

Um exemplo, é a Kathrine Switzer, dando um exemplo, com letras douradas na história do esporte.

Em 1967, ela lutou com todas as suas forças para acabar com a proibição de mulheres em uma maratona. Ela e outras muitas estabeleceram um precedente apenas para poder competir.

Outras entraram nos livros por conseguir alcançar a sua excelência, como é o caso da Larissa Latýnina com 18 medalhas olímpicas.

Nos últimos anos, são mais e mais mulheres praticando esportes na sua normalidade, assim como alcançar níveis ainda mais altos.

O sucesso e estar no topo são um reflexo do trabalho realizado na base. Cada vez mais mulheres competem em um nível de clube com essa inspiração e a ajuda de do melhor pré-treino.

Ou seja, cresce o número de meninas que participam de clubes, enquanto o de meninos diminui. Isso também reflete no número de mulheres chegando na elite.

Elas se tornam mentoras, mostrando que outras meninas também podem ter esse interesse.

Mulheres importantes na história do esporte

Vamos agora falar sobre alguns exemplos de mulheres que fizeram história nos seus esportes, com uma carreira impecável, mas também por serem pioneiras, quebrarem barreiras, uma verdadeira inspiração para outras mulheres.

Marta Vieira da Silva

Não tem como não falar da Marca, sendo uma grande inspiração para as meninas no Brasil, mas no mundo todo.

Da mesma forma que grandes nomes do futebol brasileiro, Marta conquistou uma carreira muito bem sucedida e bem longa. Ganhou praticamente tudo nos seus times, marcando 111 gols em 131 jogos.

Com esses números fantásticos, ela é a única futebolista que conseguiu ganhar o prêmio da FIFA de melhor jogador do mundo o total de cinco vezes consecutivas, somando o sexto título depois de oito anos.

Serena Williams

Impossível também não falar de Serena Williams que conseguiu alcançar a sua fama de forma bem rápida, ao lado da sua irmã Venus. Esteve no topo do seu esporte por mais de 20 anos.

Com seus quase 40 anos e depois de já ter um filho, ela continua como um dos grandes exemplos e melhores jogadoras do mundo.

Ganhou três medalhas de ouro nas Olimpíadas, com 75 títulos em uma carreira bem longa, incluindo também 23 Grand Slams.

Além disso, ela é a única tenista que conseguiu ter sido a número um no mundo todo por mais de 300 semanas.

Mais Posts

Todos os direitos reservados - W21K Asics 2019