O que é Pilates? Quem pode praticar esse exercício?

Pilates é uma atividade em que quase todo mundo já ouviu falar algum dia. O que muitas pessoas não sabem são os benefícios que essa atividade pode trazer para o organismo.

Algumas pessoas acreditam que pilates é um exercício que apenas quem sofre com algum problema de coluna pode fazê-lo. Não é bem assim.

O pilates é indicado para todas as idades e também para casos específicos. Conheça um pouco mais sobre essa atividade a partir de agora.  

O que é Pilates?

Pilates é uma técnica de exercício físico desenvolvida para o aumento da força muscular, mas atualmente é empregado para diferentes finalidades, melhorando a flexibilidade e o equilíbrio.

O pilates é um conjunto de exercícios sem impacto, com o objetivo de ajudar na saúde e na força física de quem o pratica. Conforme vai sendo praticado, o nível de dificuldade vai aumentando, de acordo com cada praticante.   

Quem pode praticar esse exercício?

É uma atividade que qualquer pessoa pode realizar, desde criança até os mais idosos. Os exercícios são definidos de acordo com a faixa etária e o desempenho do aluno. Veja agora algumas pessoas e situações em que essa atividade pode ser exercida.   

Gestantes

As gestantes podem se beneficiar da prática do pilates. Esse exercício é indicado para grávidas, uma vez que confere muitos benefícios para elas.

Um dos benefícios é o ganho de força na região pélvica, os músculos que seguram o bebê. Além disso, esse exercício vai contribuir para um bom parto. Outro benefício é que ele pode ajudar no alívio das dores nas costas de mulheres grávidas.   

Idosos

Os idosos são uns dos mais beneficiados com esse tipo de exercício. Por ser um exercício de baixo impacto, qualquer idoso consegue praticá-lo, com a ajuda de um profissional.

Esse exercício pode ser realizado em uma clínica especializada, ou no próprio ambiente em que o idoso reside.

Para aqueles que moram sozinhos, uma boa opção é recorrer a uma empresa de cuidador de idosos no rio de janeiro. Eles contam com profissionais capacitados para realizar essas atividades, como por exemplo, fisioterapeutas.

Sedentários

Essa é uma excelente alternativa para aqueles que não gostam muito de praticar exercícios, mas que decidiram se movimentar. O bom desse exercício é que ele evita lesões. Então os sedentários se beneficiam muito, uma vez que seu corpo não está acostumado com algum ritmo de exercício.   

Atletas

Os atletas também devem fazer pilates, sempre acompanhado de profissionais da área. A prática vai melhorar seu desempenho esportivo. Além de ajudar no rendimento, melhora também no movimento do atleta, economizando energia para as atividades de esportes.  

Reabilitação

O pilates também pode ajudar uma pessoa que está se recuperando de alguma lesão ou algum problema de saúde. Pessoas que têm alguma doença que atinge as articulações do corpo como artrose, tendinite e também que sofre com as sequelas de AVC, atrofia muscular e outros, são os maiores beneficiados.   

Pessoas em geral

O pilates pode ser praticado por pessoas obesas, pessoas que estão se recuperando de alguma cirurgia, pessoas que têm algum problema de coluna e que sintam muitas dores. Também podem ser praticadas por crianças e adolescentes, homens e mulheres.

Mais Posts

Todos os direitos reservados - W21K Asics 2019