Quais os benefícios do fermento natural?

Talvez você já tenha ouvido falar ou lido em algum site de receitas culinárias sobre o fermento natural. Ele é muito usado em receitas que requeiram uma especificidade no crescimento da massa e é uma ótima opção saudável para quem deseja comer um alimento saboroso e nutritivo.

Esse fermento natural é feito com microrganismos que estão presentes na farinha de trigo, sendo muito fácil de fazê-lo. Para isso, basta misturar a farinha de trigo à água, geralmente na mesma medida, bastando apenas esperar alguns dias para que se forme a massa de fermento natural, se tornando pronta para uso em uns 8 a 10 dias. 

É imprescindível ter em mente que essa fermentação ocorre sem a adição de qualquer fermento químico, artificial ou biológico, por isso se chama de fermento natural. Nos próximos parágrafos você ficará sabendo dos benefícios em se consumir alimentos que são feitos com esse fermento natural e maravilhoso!

Sua digestão facilitada

Existem pessoas com problemas de digestão e que buscam minimizar isso recorrendo a uma dieta que tenha alimentos livres de glúten e outros elementos que possam fazer a digestão pesada. 

O fermento natural ajuda e facilita a digestão. Se você consumir pão ou outros alimentos feitos com esse fermento você terá uma digestão mais fácil, por causa de sua fermentação mais lenta, ajudando até mesmo aqueles que têm problemas como sensibilidade ao glúten. 

Mais antioxidantes 

Durante o processo de fermentação são liberadas pelas bactérias uma maior quantidade de antioxidantes, os quais protegem a célula de danos feitos pelos radicais livres. Essas moléculas podem ajudar a combater o envelhecimento da pele, além de outros benefícios.

Com isso, a presença de bactérias benéficas no intestino se torna elevada, fazendo com que seu organismo reaja de forma boa. 

Alimentos com sabor incomparável 

Quando um pão ou qualquer outro alimento é preparado com fermento natural seu sabor se torna único. Se você pegar um pão tradicional e um preparado com fermento natural você sentirá o sabor, textura e outras qualidades diferentes que trazem benefícios à saúde. Além disso, diante da complexidade da composição desse fermento, é possível encontrar uma série de nutrientes que só ajudam nosso corpo e o trato digestivo.

Mais nutrientes para seu organismo

Existem algumas substâncias que são chamadas de fitatos que podem interferir na absorção de minerais pelo nosso organismo. Quando consumimos alimentos com fermento natural temos a diminuição desses fitatos no nosso organismo, resultando assim em mais nutrientes para nosso corpo.

Possui menor índice glicêmico 

Pessoas que tenham problemas com seu nível de glicose podem consumir pães e outros alimentos feitos com fermento natural. Isso porque, devido a modificação na estrutura dos carboidratos feita no processo de fermentação, reduz o índice glicêmico do alimento, dando a possibilidade de se controlar os níveis de açúcar no sangue.

Existem outros benefícios escancarados no uso do fermento natural, mas esses citados nos tópicos acima já dão uma ideia de que você terá muitas vantagens em adotar esse tipo de fermento para suas receitas de bolos e massas. Tente fazer algumas receitas em sua própria casa para testar o sabor e praticidade de lidar com esse tipo de fermento!

Mais Posts

contato@w21kasics.com.br
Todos os direitos reservados - W21K Asics 2019