Saiba agora o que é a Epicondilite Medial e porque é conhecida como ‘Cotovelo de Golfista’!

A epicondilite medial é um problema que atinge várias pessoas hoje em dia, no entanto, muitas não sabem que isso é um problema de saúde. A maioria só se dá conta depois que o quadro se agrava.

É uma condição que afeta hoje cerca de 1% da população, geralmente pessoas muito ativas em suas atividades diárias e que possuem idade entre 45 e 55 anos. A epicondilite medial pode atingir tanto homens quanto mulheres.

Mas esse é um problema de saúde que não precisa comprometer a qualidade de vida do indivíduo, pois há tratamento. Saiba mais sobre essa condição e por que é conhecida como ‘cotovelo de golfista’.

Epicondilite medial – O que é?

Conhecida como ‘cotovelo de golfista’, a epicondilite medial nada mais é que a inflamação dos tendões que unem o punho ao cotovelo, provocando muita dor, formigamento e também a sensação de perda de força.

Em todos os movimentos que fazemos durante o dia a dia, utilizamos os tendões. Eles são essenciais para movimentos como dobrar os dedos, os punhos e girar as mãos. Mas, porque é conhecida como ‘cotovelo de golfista’?

Essa condição é chamada popularmente de ‘cotovelo de golfista’, devido ao grande número de casos entre os praticantes de golfe, nos quais os movimentos executados prejudicam a região do cotovelo.

O ‘cotovelo de golfista’ é menos comum que o ‘cotovelo de tenista’, no entanto, é igualmente incapacitante.

Quais as causas da epicondilite medial?

O que pode provocar a epicondilite medial é justamente a sobrecarga repetitiva dos músculos da região do antebraço, independente de ser praticando esportes, fazendo uma tarefa doméstica ou realizando uma atividade de trabalho.

Depois de um tempo realizando o mesmo movimento, se formam nos tendões da região, lágrimas microscópicas, que com o tempo podem causar muita dor e inchaço nos tendões.

Além dos movimentos repetitivos, a epicondilite medial também pode ser causada pela ausência de flexibilidade muscular, desequilíbrio muscular e também idade avançada.

Essa inflamação também pode acometer pessoas que praticam musculação ou outra atividade física de maneira muito intensa.

Principais sintomas do ‘cotovelo de golfista’

Os pequenos traumas nos tendões da região do cotovelo podem ocasionar no surgimento de alguns sintomas. Os principais sintomas são:

·         Uma dor muito forte na parte interna da região do cotovelo que se estende até os dedos das mãos;

·         Muita dor ao dobrar os punhos;

·         Dor ao esticar os braços com as mãos para cima;

·         Sensação de perda de força ao segurar algo;

·         Formigamento no antebraço e também nos dedos;

·         Dificuldade para dobrar o cotovelo.

Esses são alguns dos sintomas que pessoas que sofrem com epicondilite medial sentem, mas não quer dizer que todos que têm esse problema vão sentir todos os sintomas. Em algumas pessoas, o problema se manifesta apenas por meio de um sintoma. Em todo o caso, é preciso procurar ajuda médica.

Há tratamento para esse problema?

Somente o médico ortopedista pode avaliar o quadro clínico e passar o tratamento mais adequado para cada caso. Esse tipo de problema dispensa a realização de exames, pois é algo fácil do médico diagnosticar.

Mais Posts

contato@w21kasics.com.br
Todos os direitos reservados - W21K Asics 2019