Você gosta de doces? Veja o que o consumo exagerado pode provocar na sua saúde

Hoje em dia é muito difícil encontrar uma pessoa que não gosta de doces, especialmente as crianças. Os alimentos doces, especialmente as sobremesas são associados com um estilo de vida feliz e gratificante, mesmo as pessoas sabendo que os doces não fazem tão bem à saúde.

O consumo de açúcar tem sido o principal motivo de aparecimento de algumas doenças, inclusive no público infantil. Atualmente há várias informações divulgadas em programas de televisão e nas redes sociais sobre os prejuízos de consumir em excesso o doce.

Neste artigo você vai conhecer alguns desses problemas e como evitá-los. 

Problemas orais

Os problemas dentais estão sempre em destaque quando falamos em danos causados pelos doces.

Todos nós sabemos que o excesso de açúcar e a falta de uma higienização adequada facilita o aparecimento de cáries. Além da cárie outros problemas como gengivite podem surgir.

A gengivite é uma doença periodontal muito silenciosa, causando apenas um sangramento no momento da escovação e muitas pessoas não dão muita importância a isso. Não sabem essas pessoas que a gengivite pode progredir para um problema muito maior, a periodontite.

A periodontite se não for tratada logo e da maneira correta pode provocar a perda óssea.  

Obesidade

A obesidade é um problema de saúde inteiramente ligada ao consumo excessivo de doces. O consumo em excesso de massas, bebidas doces e outros alimentos que contém açúcar pode resultar em um ganho de peso considerável.

No entanto, algumas pessoas não entendem que o ganho de peso é um sinal de alerta e continua com os mesmos hábitos e comendo as mesmas coisas. Esta é uma doença séria e geralmente provoca o surgimento de outras doenças graves como problemas cardíacos e diabetes.

Além disso, açúcar em excesso no organismo geralmente diminui a imunidade, fator importante para que o corpo reaja combatendo agentes agressores que geralmente nos adoecem.

Diabetes

A diabetes é uma doença muito grave e que pode trazer muitos problemas de saúde a uma pessoa. Em geral essa doença é adquirida por meio de uma má alimentação, rica em açúcar.

Na maioria dos casos, as pessoas que consomem muitos doces não praticam nenhuma atividade física, pois a indisposição é uma característica daqueles que gostam desse tipo de alimento e que em na maioria das vezes está acima do peso.

A diabetes é uma doença que agrava outras doenças existentes e para ser controlada é preciso cortar completamente o açúcar das refeições, além de praticar atividades físicas. Em alguns casos é necessário também fazer uso de remédios como a insulina, para controlar a diabetes.      

Câncer

O câncer é uma doença que assusta muita gente, mas não sabem essas pessoas que os doces têm relação com o câncer.

Claro que algumas pessoas vão ter uma predisposição genética para desenvolver câncer, mas na maioria dos casos a doença é desenvolvida a partir dos hábitos de vida.

Estudos foram feitos e ficou comprovado que o câncer se alimenta de açúcar, ou seja, se você tem câncer e come doces, você alimenta a doença. Por isso é essencial reduzir o consumo deste alimento que é tão prejudicial à saúde.

Mais Posts

Todos os direitos reservados - W21K Asics 2019